Eu considero a dança Khaleege uma das modalidade de maior escassez de informações confiáveis no Brasil. Isso acontece porque a maior parte dos árabes e descendentes que vivem aqui são libaneses ou sírios. As danças de outras regiões do Oriente Médio são em geral aprendidas apenas através de vídeos de bailarinas de outros países que já “importaram” essas modalidades, adaptando-as.

Khaleege

Khaleege no canal saudita MBC de televisão.

Khaleej (em árabe, خليج, sendo o “kh” da transliteração a representação de um fonema gutural próximo a um R) significa literalmente “golfo”. O nome, no entanto, é utilizado entre as bellydancers para designar genericamente as danças populares do Golfo Pérsico, em árabe الخليج العربي (golfo árabe).

Sabendo disso, reflitamos sobre o quão esquisito é chamarmos uma dança de “Khaleege Iraquiano”. Dizer isso é o mesmo que dizer “golfo iraquiano”.

Mas vamos ao que interessa. Vejam que divertida esta preciosidade, transmitida pela rede saudita MBC de televisão, sediada em Dubai, retirada diretamente das profundezas do Youtube.

Espero que se divirtam!

Abraços!

Rebeca

Khaleege no deep Youtube by Rebeca Bayeh is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.