Khaleege no deep Youtube
Eu considero a dança Khaleege uma das modalidade de maior escassez de informações confiáveis no Brasil. Isso acontece porque a maior parte dos árabes e descendentes que vivem aqui são libaneses ou sírios. As danças de outras regiões do Oriente Médio são em geral aprendidas apenas através de vídeos de bailarinas de outros países que já “importaram” essas modalidades, adaptando-as.
Khaleej (em árabe, خليج, sendo o “kh” da transliteração a representação de um fonema gutural próximo a um R) significa literalmente “golfo”. O nome, no entanto, é utilizado entre as bellydancers para designar genericamente as danças populares do Golfo Pérsico, em árabe الخليج العربي (golfo árabe).
Sabendo disso, reflitamos sobre o quão esquisito é chamarmos uma dança de “Khaleege Iraquiano”. Dizer isso é o mesmo que dizer “golfo iraquiano”.
Mas vamos ao que interessa. Vejam que divertida esta preciosidade, transmitida pela rede saudita MBC de televisão, sediada em Dubai, retirada diretamente das profundezas do Youtube.
Espero que se divirtam!
Abraços!
Rebeca
Khaleege no deep Youtube by Rebeca Bayeh is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
que delícia!!! amei!
Sim, muito delicioso! =)
olá Rebeca, parabéns pelo blog!!!
Quanto ao Khaleege concordo com vc, temos pouquíssimas informações sócio/culturais.
Pesquisei muito sobre entre 2001 e 2008 +/- e pouco consegui.
mas com o evento do youtube, pudemos encontrar verdadeiras preciosidades da musica e da dança.
Amo essa dança, essa musica…minha alma vibra só de falar bjs
Obrigada Bete!
Sua dança Khaleege é uma delícia! =D
Beijão!
Show! Você é a melhor. Obrigada por compartilhar informação 🙂 Beijos
Oi Barbara!
Obrigada pelo carinho! É isso que me move a continuar compartilhando <3
Super beijo!
Rebeca
Estudei que khaleej é uma dança para expulsar os maus espíritos, elas faziam esses ritos de transe inicial e com túnicas brancas e sacosdiam muito as saias num passo cadenciado, batendo cabelos e muitos giros, giros e mais giros, entrando assim num transe profundo! Inclusive me apaixonei pela dança do ventre vendo um vídeo de um ritual desse conduzido em casa de família aos 13 anos e assim estou hoje há 30 anos lecionando e vivendo da dança ! Sou uma eterna apaixonada …