Olá! bem-vind@ de volta!

Após descrever um pouco do cenário da dança do ventre no Líbano, gostaria de falar sobre a dança na prática.

A dançarina libanesa usa menos seu quadril, se comparada aos padrões com os quais estamos acostumados no mercado brasileiro de dança. Rebuscamento técnico e trabalho pesado de quadril são basicamente obra das egípcias e das ocidentais.

Usa-se um pouco de tremido de quadril (chamado no Líbano de “tremolo”, o que não deixa de ser um lembrete sobre o fato de o termo “shimmie” ser uma incorporação estadunidense) um pouco de batidas laterais de quadril e alguns “oitos” não necessariamente definidos.

Os braços são expansivos e informais, como no dia-a-dia das libanesas, e usam-se muitos deslocamentos. Os “cambrês” são agressivos e, entre um deslocamento e outro, dança-se pouco no eixo.

A libanesa em geral é muito mais ligada ao ritmo e ao pulso do que à melodia e à letra, mas estes últimos não são ignorados, apenas lidos com menos ênfase.

Todos os clássicos egípcios são bem difundidos no Oriente Médio todo, e o Líbano não é exceção. Om Kalthoum, Abdel Halim e Abdel Wahab são muito apreciados, bem como solos de percussão e música popular libanesa, que em alguns casos são adequadas para dançar dabke também.

Aqui, um clip (sim, clip!) da bailarina libanesa Amani, exemplificando a “ginga” libanesa (termo pelo qual optei agora por julgar que “estilo libanês” e “escola libanesa” abrem margem para generalizações estilística e despersonalizações artísticas).

Abaixo, a libanesa Howaida Hashem, dançando ao som da tipicamente libanesa “tabl” um verdadeiro show de variedades que passa pelo uso de 3assaya (“bengala“), que não deve ser necessariamente associada à dança folclórica típica de Sa3idi (do Sul do Egito), já que é usada também por bailarinas de dança do ventre, incluindo libanesas, e referências à dança de Khaleege (“golfo“).

Por fim, um vídeo da famosa Samara. Atentem-se ao uso de outras partes do corpo que não o quadril durante a leitura da taqsim de qanoun e à frequência com que ela utiliza movimentos em “cambrê” e braços informais.

Espero que tenham gostado!
Na próxima postagem, falarei sobre cultura pop libanesa.

Um beijo e até breve!
Rebeca

Tremolo de Quadril by Rebeca Bayeh is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.